Entrevista >> Aquatécnica - Montagem e Assistência em Aquariologia

Júlio Moreira – A paixão pelos Discus

Desta vez a RUIMAR fez uma visita à casa do nosso amigo Júlio Moreira. O Júlio é um aquariófilo experiente que mantém Discus desde à algum tempo. Os Discus são peixes pelo qual nutre um especial carinho, de facto e pelo nosso conhecimento é uma das pessoas com melhores Discus em Portugal. Os seus Discus têm uma óptima saúde e uma beleza indescritível . O Júlio tem uma arrecadação convertida em sala de aquários onde mantém grande parte dos seus peixes, neste espaço as condições de que dispõe são excelentes e o espelho de tudo isto são os seus aquários que podem ver nas fotografias em baixo. Na nossa visita tivemos oportunidade de colocar algumas questões ao Júlio para dar a conhecer a outros aquariófilos a sua pessoa e a forma como trata os seus espectaculares Discus.

RUIMAR - Já teve outro tipo de Peixes ou de Aquários?
JM – Sim, já tive os mais variados peixes de água doce, sei lá …. desde ciclídeos a tetras, anabatídeos entre outros! Mantenho peixes, penso eu desde 1969 desde os meus 15 ou 16 anos.

RUIMAR - Primeiro contacto com Discus?
JM – O meu primeiro contacto com discus foi no Aquário Vasco da Gama, e diga-se de passagem que foi amor à primeira vista, foi à cerca de vinte anos tinham lá exposto um casal de Discus com alevins, acho que os pais eram castanhos. Depois à cerca de 15 anos comprei o meu primeiro Disco numa loja em Lisboa…

RUIMAR - Alguma razão para manter tantos aquários para além do prazer que lhe dão?
JM – A razão principal para além do prazer é os momentos de relaxamento que me proporcionam e também porque me apego em demasia aos peixes que tenho pois tento sempre proporcionar-lhes as condições ideais e depois não me consigo desfazer deles!

RUIMAR - Onde costuma adquirir o seu conhecimento sobre aquariofilia e nomeadamente sobre discus. Internet, Livros, revistas, conversa com outros aquariofilos?
JM – O meu conhecimento acho que em grande parte advém da minha experiência com os Discus, mas é claro que a conversa com outros aquariofilos principalmente com os que mantêm discus e sempre proveitosa.

RUIMAR - Conhece outros criadores em Portugal?

JM - Conheço algumas pessoas mas acho que conseguir reproduzir Discus deixou de ser tábu, e também acho que o mito que a criação de Discus dava para enriquecer também foi por água a baixo, acho que todos os que gostam de Discus e se dedicam um pouco podem conseguir bons resultados.

RUIMAR - Qual a variedade que mais gosta de Discus?
JM - Os meus preferidos são os Discus com uma cor sólida tenho um gosto especial pelos azuis, tipo Blue Diamond.